terça-feira, 4 de outubro de 2011

Roteiro Roma 1º dia - Dicas do Sandro

Conheci um Romano pela Internet - O Sandro. O Sandro é um Italiano, Romano de nascimento e que atualmente reside no Brasil.  Ele é muito gentil e me passou várias dicas. Em um de seus e-mail ele assinou:  "DICAS DE UM ROMANEZINHO" , ri muito quando li, como ele mora em Florianopolis,  é meio Romano e Meio manezinho da ilha agora ...rsrsrs.

Mandei meu roteiro e ele gentilmente respondeu com modificações e dicas muito bacanas.Como ficaremos  na Via Ottaviano o roteiro começa de lá.

Primeiro dia ( “Roma Central”) Se inicia a pé de via Ottaviano, piazza Risorgimento, via Crescenzio em direçao de Castal Sant’Angelo (que se visita em outro dia); se passa a ponte Sant’Angelo e se entra na rua na frente que chega até via dei Banchi Nuovi e via del Governo Vecchio (antigas ruas de Roma), Piazza Pasquino (Consulado do Brasil) e de là se entra em Piazza Navona. A Piazza em teoria não requer muito tempo para ser visitada, depende quanto tempo vocês ficam nas lojas turísticas e nos banquinhos na praça ou tomando sorvetes; a minha sugestao é entrar na rua onde está o restaurante i 3 scalini, até piazza della Pace, onde tem uma igreja http://it.wikipedia.org/wiki/Chiesa_di_Santa_Maria_della_Pace_(Roma) onde se pode visitar o Chiostro del Bramante (imperdivel).  As vezes aqui tem interessantes exposiçoes de arte.

Voltando para Piazza Navona onde, alem da fontana do Bernini (do filme  Anjos e Demonios) está o Palacio Pamphilj (Embaixada do Brasil) que se pode visitar somente dois dias por mes reservando antes (eu nunca consegui entrar).  Absolutamente antes da hora do almoço, precisa attravessar corso Vittorio e visitar Piazza Campo dei Fiori (de manha tem um mercado fantastico) e a anexa Piazza Farnese, onde tem o Palacio Farnese (fechado).

A tarde se pode ir, sempre a pé, até Largo di Torre Argentina, o Pantheon (imperdivel), tomar um café na melhor cafetaria de Roma in Piazza Sant’Eustachio ou o melhor sorvete de Roma em Giolitti em via Uffici del Vicario (as vezes tem muita fila), e ir depois para  as igrejas do Caravaggio lá perto: a de Sant’Agostino (em Piazza de Sant’Agostino) aberta a tarde das 16h30 as 19h30 (se nao mudou o horario recentemente), onde tem uma tela de Caravaggio e um afresco de Raffaello http://it.wikipedia.org/wiki/Chiesa_di_Sant%27Agostino_(Roma) ; depois sempre lá perto tem San Luigi dei Francesi onde tem tres! telas do Caravaggio (nao lembro o horario mas a tarde deve estar aberta).


Você escreveu a igreja da Minerva perto do Pantheon, se pode visitar, está no caminho e não requer mais que 5 minutos.O Palazzo Altemps na realidade é um museu arqueologico que segundo a minha opiniao se pode evitar, pois Roma de um ponto de vista arqueologico oferece bem mais! Piazza da Repubblica não cabe nada, está longe e se pode evitar (minha opinião).

Gostei muito das dicas e seguiremos este roteiro. Aos poucos vou publicando os outros dias com as mudanças e dicas do Sandro. Obrigada Sandro pela colaboração! 

2 comentários:

  1. Amei!!
    Vou completar 20 de casada daqui a dois anos. Já estou juntando dinheiro pra fazer a viagem dos meus sonhos a Roma, amei seu roteiro, e passarei a acompanhar suas dicas. Não li tudo, mas vc acha possível ficar em albergues? Será que é confortável, ou há hotéis com preços camaradas?

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanusa seja bem vinda!!!
    Aos poucos estou colocando todo planejamento da viagem, vai acompanhando que irá gostar. E, na volta também colocarei os relatos de como foi tudo. Como sua viagem é daqui a um tempinho ainda, vai acompanhando que tenho certeza que pegarás boas dicas. Quantos aos albergues eu sinceramente não sou muito fã, percebi com minhas pesquisas que hóteis bem bacanas ficam com preço bem próximo deles e sem falar que vc não corre o risco de ser furtada, e tem toda sua privacidade. Vou fazer um post sobre o hotel que ficaremos é um B&B bem bacana e com um ótimo preço. Também tem um outro hotel bom e barato que o Sandro me indicou, mas este já estava lotado. Colocarei tudo no blog em breve! Bj Michelle

    ResponderExcluir