quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Munique

Parando um pouquinho de falar da Itália.....vamos para Alemanhã, mais especificamente Munique.

Abaixo um post da Angela ( autora do site: www.alemanhaporquenao.com )que achei ótimo.... mais uma amiga deste blog. Obrigada!!!

Munique 1 dia – Por Angela.

Você está em Munique e só tem 1 dia para conhecê-la? Então, passe este dia agradavelmente conhecendo a Marienplatz e seus arredores, ali você sentirá que realmente está na Alemanha! E o mais legal de tudo isso? Você faz todo este passeio à pé. Um encanto!

Minhas sugestões:

- Karlsto: o portão da entrada oeste antiga da cidade. Fazia parte da fortaleza medieval. Em frente está a Karlsplatz com um lindo chafariz.
- Altes Rathaus: foi construída por volta do ano 1310 para ser a câmara municipal da cidade. Seu interior é uma obra-prima da arquitetura medieval. Com o passar dos séculos o prédio foi sempre sendo ajustado à época correspondente. Entre 1861-64, novamente foi redecorado em estilo gótico. Durante a Segunda Guerra Mundial ela foi muito danificada. Somente em 1953 foram iniciadas as obras de reconstrução. A torre de 55m de altura só foi reconstruída em 1975. Hoje seu maravilhoso salão principal serve como salão de festas, e a torre abriga o Museu dos Brinquedos, onde são exibidos trens em miniatura, bonecas, ursos de pelúcia e muitos outros brinquedos.
Horários: o museu está aberto diariamente das 10h00 – 17h30.
- Neues Rathaus: o edifício mais impressionante da Marienplatz é o Neues Rathaus, a nova prefeitura. Levou 40 anos para ser construído, entre 1867 e 1908. O maravilhoso edifício possui uma torre de 85m de altura. Sua fachada exibe imagens da história e das lendas da Baviera. Bonecos encenam uma dança ao som de músicas populares da Baviera na torre do lindo edifício, o chamado Glockenspiel.
Horários:  8h30-19h00. Horários do Glockenspiel: diariamente às 11h00, 12h00, 17h00 e 21h00.
Prestem atenção na Mariensäule (Coluna de Maria), em frente à Neues Rathaus. Linda!


A dança dos bonequinhos na Neues Rathaus


- Frauenkirche: as duas lindas cúpulas da Frauenkirche são os símbolos da cidade de Munique. A famosa igreja está localizada na parte antiga da cidade, não muito longe da Marienplatz. A Frauenkirche foi construída em 1488, mas somente em 1525 suas cúpulas foram colocadas. É uma das maiores igrejas góticas do sul da Alemanha, podendo acomodar mais de 20 mil fiéis. Entre seus tesouros que escaparam da destruição durante a Segunda Guerra Mundial está uma pintura mariana de Jan Polak feita em 1500; o altar de Santo André ; a capela de São Sebastião que possui estátuas de Meister von Rabenden e várias pinturas de Polak. O túmulo do imperador Ludwig IV der Bayern se encontra na igreja.
A igreja abre diariamente das 7h00-19h00.
Tour pela igreja: às 14h00 (dura cerca de 60minutos).
Tour pelas torres da igreja: 10h00-17h00.

Marienplatz vista do alto da igreja de Sankt Peter, tendo a Neus Rathaus a frente e a Frauenkirche à esquerda na foto

- Sankt Peter: a igreja de São Pedro é um dos marcos de Munique, e é a mais antiga igreja da cidade. É chamada de Alte Peter (o Velho Pedro). Esta espetacular igreja foi construída no século XI, reformada e ampliada durante os séculos seguintes. O magnífico altar de ouro do século XVIII e os afrescos do teto que percorrem toda a nave são maravilhosos. Vale à pena subir sua torre com mais de 300 degraus, para apreciar a vista da cidade, e com tempo claro avistar até mesmo os Alpes.
Visitas à torre: 9h00-18h00
- Maximilianstrasse, a rua das lojas chiques (e caras) de Munique.
- Asamkirche e Asamhaus: a igreja Asamkirche (oficialmente St. Johann Nepomuk Kirche) foi construída entre 1733-46 em estilo rococó pelos irmãos Asam. Em 1729, um dos irmãos, Egid Quirin Asam, um escultor e criador de estuques, comprou duas propriedades  para erguer sua residência. Também comprou outro terreno ao lado, para construir uma igreja para homenagear o seu santo devoto, São João Nepomuceno. O irmão de Egid, Cosmas, logo começou a erguer um presbitério em um terreno que comprara ao lado da casa de Egid. Para se comunicarem, construíram um corredor que ligava as duas construções. A intenção dos irmãos era, a princípio, fazer uma igreja particular, pois ela ficaria ao lado de suas residências, mas a população iniciou um grande protesto, obrigando os irmãos a abrirem as portas da igreja ao público. A espetacular fachada mostra as obras de São João Nepomuceno. O teto está decorado com magníficos enfeites dourados.
Horário: 8h00-17h30.
- Hofbräuhaus: é a cervejaria mais famosa da cidade. Foi fundada em 1589 por Wilhelm V. Primeiramente o seu endereço original era na Alter Hof, mas em 1654 mudou para o seu endereço atual. Em 1830 a cervejaria teve autorização para vender cerveja ao público, uma vez que antes era somente a cervejaria da realeza. A Hofbräuhaus é conhecida no mundo todo e uma visita é obrigatória. 
Horários: 9h00-24h00.
A magnífica Asamkirche

Interior da Hofbräuhaus


- Isartor: é o mais bem preservado portão medieval de Munique. Foi originalmente parte das muralhas da cidade. Foi construído no século XIV. Em 1833 o rei Ludwig I contratou o arquiteto Friedrich von Gärtner para restaurá-lo.
- Dreifaltigkeitskirche: a igreja barroca da Santíssima Trindade está localizada no centro de Munique, próximo à Lenbachplatz. É um dos poucos edifícios históricos de Munique que não foi destruído na Segunda Guerra Mundial. A igreja foi construída entre 1711-18 e os afrescos da cúpula foram projetados por Cosmas Damian Asam. Obras sacras de Johann Andreas e Batista Straub estão entre seus tesouros.
Abre diariamente das 8h00-16h00.
- St. Michael: a igreja jesuíta de São Michel foi construída pelo duque Wilhelm V entre 1583-97 e é considerada a primeira igreja renascentista dos Alpes. A abóboda desmoronou depois de ataques na Segunda Guerra Mundial e foi reconstruída nos anos pós- guerra. Na cripta da igreja estão os túmulos de diversos membros da dinastia dos Wittelsbach, entre eles os de Ludwig III, Maximilian I e Wilhelm V.
Abre 8h30- 19h00.

 Angela em frente a Neus  Rathaus na Marienplatz

- Bürgersaalkirche: esta linda igreja está localizada entre a Marienplatz e o Karlstor. Pertence à Congregação das Marianas. Foi construída em 1709, e durante a Segunda Guerra Mundial sofreu vários danos. Ainda exibe afrescos originais do século XIX, apesar da destruição durante a guerra, e um magnífico oratório com uma imagem do Anjo da Guarda, típico exemplo do estilo rococó. Ali está enterrado Pater Rupert Mayer, padre da igreja que era totalmente contra a guerra e ao nazismo em Munique. Vale uma visita! 
 Abre diariamente das 8h00-19h00.
- Viktualienmarkt: é o ponto mais colorido e vibrante de Munique. É uma imensa praça que combina a vida da cidade grande com a hospitalidade tradicional da Baviera. A diversidade culinária na Viktualienmarkt é impressionante. São mais de 140 barraquinhas vendendo frutas e vegetais frescos, vindos das fazendas ao redor de Munique.  Artesanato, seleção de temperos e grãos, peixe fresco, um paraíso Gourmet! Um agradável Biergarten faz parte deste sensacional mercado. Um dos destaques da praça é a estátua do famoso comediante e ator de Munique, Karl Valentin (1882-1948).
Aberto diariamente (exceto domingos) até 18h.
Karlstor, o portão da entrada da cidade antiga


Lembrancinhas artesanais da Viktualienmarkt

A maravilhosa St. Kajetan


- Residenz: antiga residência dos duques, eleitores e reis bávaros. Este palácio foi construído em um período de quatro séculos e é o ponto turístico mais visitado em Munique. Neste incrível complexo de edifícios você encontra quatro estilos arquitetônicos diferentes: renascentista, barroco, rococó e classicismo. Durante a Segunda Guerra Mundial foi também bastante danificado. Não deixe de visitar a Reiche Kapelle, a capela particular de Maximilian I; a Grottenhof, uma gruta revestida com cristais, conchas coloridas e tufos calcários; o Nibelungensäle, cinco saguões com afrescos que retratam a história do épico medieval alemão (A Canção dos Nibelungos); o Cuvilliés- Theater, obra-prima da arquitetura, projetado pelo famoso arquiteto François Cuvilliés. É o mais belo teatro rococó que restou na Europa. Visite também as câmaras dos tesouros (Schatzkammer), onde estão abrigadas jóias e peças de ouro da realeza bávara.
O Residenz e atrações abrem das 9h00-18h00
O Cuvilliés Theater abre das 9h00-18h00.
- Nationaltheater: construído entre 1811-18 a mando do rei Maximilian I, o maravilhoso Teatro Nacional, em estilo clássico, também é sede da Ópera da Baviera. Foi destruído por um incêndio em 1823, mas reaberto dois anos depois, e é uma reminiscência de um templo grego. O seu interior é decorado em estilo grego clássico. Ele tem a reputação de ser uma das melhores casas de ópera do mundo. As suas encenações de óperas de Wagner são famosas, e quando há apresentações, o teatro fica lotado. O rei Ludwig II era um admirador fervoroso de Wagner. Possui 2.100 lugares.
- Feldherrnhalle: é um edifício arquitetônico inteiramente aberto, com se fosse uma galeria. Foi construído entre 1841-44 por Friedrich von Gärtner, inspirado na Loggia dei Lanzi de Florença.
Destinado a ser um monumento para homenagear os heróis da Baviera, abriga as estátuas de dois líderes militares muito importantes, Johann Tilly e Karl Philipp Von Wiede. No Feldherrnhalle aconteceu em novembro de 1923 o fracassado “Putsch de Munique” – a revolução do povo, liderada por Adolf Hitler. Fica na famosa Odeonplatz.
- St Kajetan ou Theatinerkirche: é considerada uma das mais belas igrejas de Munique. Foi erguida para comemorar o nascimento do tão esperado herdeiro do príncipe Ferdinand, Max Emmanuel. A igreja foi concluída em 1688 e sua fachada em estilo rococó foi desenhada por François de Cuvilliés. Seu interior é decorado com colunas coríntias e elementos de estuque. Suas torres gêmeas são destaque na paisagem de Munique.
Abre das 6h00-19h30.
O lindo Cuvilliés-Theater, dentro do Residenz

O impressionante "Antiquarium", no Residenz


Uma das maravilhosas salas do Residenz









Adorei!!! Deve ser uma cidade fantástica!!! Vamos fazer este roteiro, me parece tranquilo para se fazer em dois dias. Claro, Munique tem muitas outras atrações, mas estas foram as selecionadas para esta visita. Obrigada Angela pelas sugestões e essas fotos estão Lindas!! Abraço para vc!

Um comentário:

  1. Obrigada Michelle e divirta-se bastante quando chegar por aqui.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir