segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Roteiro Lisboa

 Nossa primeira parada....

Como teremos poucos dias em Lisboa daremos preferência para os pontos turísticos imperdíveis. No primeiro dia pretendemos fazer um Open Tour para termos uma ideia geral da cidade. Escolhemos o roteiro Tagus Tour (o bilhete de 24h sai por 15 Euros adulto e 7 Euros crianças até 10 anos). Mais informações sobre este passeio você encontra no site http://www.yellowbustours.com/pt/cidades/lisboa/tagus-tour. Nos demais dias vamos explorar os pontos turísticos imperdíveis, são eles: 

Castelo de São Jorge
Originalmente uma fortaleza Moura e mais tarde Palácio e Prisão, o castelo em ruínas é hoje um paraíso de tranqüilidade, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Os visitantes podem subir às torres, passear pelas plataformas das muralhas e deliciar-se com as espetaculares vistas sobre Lisboa e o Rio Tejo, enquanto os residentes desta pitoresca zona de Lisboa passam o seu tempo a jogar às cartas de baixo das árvores.



Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos é frequentemente conhecido como a 'jóia' do estilo Manuelino. Este estilo combina elementos arquitectónicos dos períodos Gótico e Renascentista. Em 1496, o rei D. Manuel I pediu à Santa Sé autorização para construir um grande mosteiro à entrada de Lisboa, perto das margens do rio Tejo. As obras começaram em 1501 e só terminaram quase um século depois. D. Manuel I e os seus descendentes foram enterrados em túmulos de mármore situados na capela-mor da Igreja e capelas laterais do transepto. O Mosteiro dos Jerónimos veio substituir a igreja que invocava Santa Maria de Belém, onde os monges da Ordem de Cristo davam assistência aos muitos marinheiros que por ali passavam. Por esta razão, D. Manuel I escolheu os monges da Ordem de S. Jerónimo, cujas funções eram rezar pela alma do rei e dar apoio espiritual aos que partiram da Praia do Restelo à descoberta de novas terras.



 Padrao dos Descobrimentos 
O Monumento aos Descobrimentos, popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos, localiza-se em Belém, na margem do Rio Tejo. O monumento foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos  Descobrimentos Portugueses. Evoca claramente a expansão marítima e foi desenhado na forma de uma caravela, liderada por D. Henrique ( que segura numa mão uma pequena caravela ), seguido de muitos outros heróis da história portuguesa , como Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral , Fernão Magalhães, o escritor Camões e muitos outros. Visto da gigantesca Rosa-dos-Ventos, este monumento fascina pela sua majestosidade e pelos seus 50 metros de altura, sendo visitado por milhares de pessoas todos os anos. Minuciosamente esculpida em pedra, a Rosa-dos-Ventos foi um presente da República da África do Sul . O mapa central, com figuras de galeões e sereias desenhadas, mostra as rotas das descobertas concretizadas nos séculos XV e XVI. Foi inaugurado em 1960, no contexto das comemorações dos quinhentos anos da morte do Infante D. Henrique, o Navegador.



Torre de Belém 
A Torre de Belém foi construída na era das Descobertas (quando a defesa da cidade era de extrema importância) em homenagem ao santo padroeiro da cidade, São Vicente. Para melhorar a defesa de Lisboa, o rei João II desenhou um plano que consistia na formação de uma defesa constituída por três fortalezas junto do estuário do Tejo. Formava um triângulo, sendo que em cada ângulo se contruiría uma fortaleza: o baluarte de Cascais no lado direito da costa, a de S. Sebastião da Caparica no lado esquerdo e a Torre de Belém na água (já mandada construir por D. Manuel I). Este monumento está repleto de decoração Manuelina que simboliza o poder do rei. Com o passar do tempo, e com a construção de novas fortalezas, mais modernas e mais eficazes, a Torre de Belém foi perdendo a sua função de defesa. Durante os séculos que se seguiram, desempenhou funções de controle aduaneiro, de telégrafo e até de farol. Aqui não podemos deixar de provar os famosos pastéis de Belém.



Parque das nações- Metro estação Oriente
Aqui encontram a moderna Ponte Vasco da Gama, o Oceanário, a exótica estação da Gare do Oriente, o Teatro Luis de Camões, o Pavilhão do Conhecimento,  além de bons restaurantes e bares, jardins e um passeio de teleférico. O Oceanário de Lisboa é o mais espetacular da Europa, seu imenso tanque central contém virtualmente todas as formas de vida marinha.





Conhecer os bairros típicos de Lisboa - Bairro Alto, Ajuda, Alfama e Mouraria
O Alfama  situado no coração da cidade é um   confuso labirinto de escadarias e ruas tortuosas, onde a vida continua praticamente imutável há séculos. ( Na descida do castelo são jorge).

Região Rossio - O Rossio conta com uma das praças mais bonitas de Lisboa.       
                          
Região Chiado - O Chiado é, hoje, uma área de comércio nobre com todo o tipo de facilidades e animação de rua. Aqui encontrará hotéis, teatros, livrarias, museus, restaurantes, lojas de designers portugueses famosos e o famoso refúgio favorito de personalidades como Fernando Pessoa e Eça de Queiroz -  o café "A Brasileira".



2 comentários:

  1. Olá Michelle! Todos esses locais valem a visita, com certeza. Não deixe de conhecer o Oceanário no Parque das Nacões, imperdível!

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliane, seja sempre bem vinda por aqui!!! Com certeza o Oceanário já está na nossa lista! Obrigada por sua dica. Passe sempre por aqui! Bj Michelle

    ResponderExcluir