quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dicas Veneza

 Juntei um monte de dicas de sites e guias de viagens e estou publicando....Vale a pena dar uma lida!



Na cidade as lojas estão abertas de segunda a domingo, geralmente 9-12h e 15-19h.  Muitas empresas, como supermercados, estão abertos todos os dias, mesmo aos domingos.

Na cidade há muitas opções de restaurantes, e os preços variam muito: quase todos oferecem o menu turístico, que é sempre o mais acessível.

Restaurantes em Veneza muitas vezes têm o dia de folga no domingo, e muitos estão fechados para férias ou trabalho de manutenção entre a Epifania e o Carnaval.

Você vai ver muitos pontos de internet nas ruas de Veneza, freqüentada principalmente por estudantes universitários e turistas.  O preço médio de utilização da Internet é geralmente seis euros por hora.( website digitale Cittadinanza. )

Para comprar óculos de sol, vá na Outly, é um Outlet de óculos escuros (www.outly.it), fica no pé da Rialto, Sestiere San Polo 75/76, 30125, tel: 041 5231236.

Vaporetto é uma embarcação utilizada para os transportes públicos pelos canais de Veneza. Uma viagem de Vaporetto custa 3,10 euros. Vale a pena comprar o bilhete para 12h (16 euros), 24h (18 euros) ou 48h (28 euros). Eles podem ser adquiridos em postos autorizados e você tem direito a viagens ilimitadas durante o período de vigência.

Se os lugares de venda de bilhetes de Vaporetto  estiverem fechados, não se preocupe: você poderá comprar a passagem a bordo, sem custo adicional. Como nos trens, você deve validar seu bilhete nas máquinas automáticas instaladas nas plataformas.

Se for para as ilhas Murano, Burano ou Torcello, não vá com tours guiados, que normalmente reservam no máximo meia hora para as ilhas. Os Vaporettos (linhas regulares) custam barato e saem do ponto San Zacarria, em frente a San Marco.

Murano é uma ilha que fica a 1km de Veneza. Vale à pena a visita somente para conhecer os fabricantes de peças de vidros. Fora isso não tem mais nada de interessante. Se quiser comprar as peças de vidro, deixe para comprar na Ponte Rialto que possui as mesmas peças, por um preço mais em conta. Há casos de pessoas que vão para Murano, compram uma peça e acham uma igual em Veneza por metade do preço. Quando for para lá, tenha uma idéia de quanto custam as coisas.

Medalha de Murano: pode comprar em Veneza mesmo, em Murano são caríssimas.

Caso vá visitar Burano, vale à pena, a ilha e linda, casas coloridas, mas é mais um lugarzinho pra sentar, comer, fazer comprinhas, nada de artístico. Mas vá cedo, não demore, pois é uma hora de Vaporetto até Veneza de volta.

Uma boa dica ao chegar é pegar o barco número 1 e dar uma volta por toda a cidade, para ter uma noção geral de Veneza.

 Evite comer próximo aos pontos turísticos famosos, como a  ponte Rialto e a praça San Marco. Os preços são muito mais caros. 

Os lugares onde você encontrará comida mais barata são as Trattorie (tratorias), onde a comida é boa e razoavelmente barata. Cuidado que às vezes o preço dos peixes é dado por "100 gramas" de peixe, então pode sair mais caro que o imaginado. Bem, obviamente massas em geral são muito boas também.  
        
Cuidado com trombadinhas, Veneza é muito turística, e atrai esse tipo de problema. Atenção triplicada aos seus pertences!

 Se estiver sozinho(a), talvez seja uma boa chegar em Veneza de manhã e sair à noite, pois é mais que suficiente para conhecer a cidade.

O preço de um passeio de Gôndola é caro, dependendo do trajeto e do tempo que você deseja. Os preços começam em 80 euros. Mas, lembre-se: se sempre foi seu sonho, não deixe de fazer!  Passear de gôndola em excursão fica muito mais barato do que a dois, e há sempre o som de canções italianas. Os gondoleiros exigem o pagamento imediato em dinheiro.

 Veneza não é uma cidade muito grande (45 minutos a pé devem chegar para atravessar a ilha desde a Piazzale de Roma até à Praça de São Marcos) , nem de difícil orientação,  mas é cheia de ruazinhas  o que nos pode trazer alguma confusão.

Endereços em Veneza são uma piada, nomes de ruas duplicados, ruas sem lógica, números sem sequência. A melhor maneira de encontrar algo é perguntando aos locais.

Cuidado ao tomar um café. Há uma diferença enorme se tomar no balcão ou sentado. Pergunte antes! Não ouse sentar nos cafés da San Marco. 2 capuccinos + uma água podem custar em torno de 30 euros.

Em muitos cafés, você pagará mais se você sentar do que se comer algo de pé.

Cuidado ao comprar produtos falsificados dos ambulantes. Pode gerar multa para o vendedor e para o comprador.

 Para evitar o alagamento, informe-se antes sobre os períodos das cheias. Veneza é linda, mas em alguns momentos a maré sobe. Informe-se!

 Para tirar aquela foto linda, sem muitos  turistas na frente, acorde bem cedo. De manhã, os monumentos estão livres do alvoroço dos turistas, principalmente a Praça San Marco.

Procure pelo restaurante Letícia, nas vielinhas entre Rialto e o lado de trás do mercado. Tem uma entrada pela Calle del Sturion, mas não é a principal. A comida é deliciosa, barata para os padrões europeus e o dono fala português, porque já morou no Brasil.

Não é aconselhável ir passear de gôndola  depois de um dia de chuva, aumenta muito a procura. Procure um gondoleiro mais escondido, eles não gostam de divulgar preços barganhados.

Nos acerto do valor do passeio de gôndola normalmente você vai conseguir diminuir em torno de 10-20 euros do preço inicial. Tente barganhar no tempo, é mais fácil. Normalmente eles te roubam uns 10 minutos do tempo acertado.

Para tratar sobre o preço do passeio de gôndola  negocie sempre homem a homem, deixe sua companhia feminina de lado, senão eles fazem de tudo para você parecer um mesquinho, in-romântico, etc. perante  ela.
 Muito cuidado com o batalhão de pombos na piazza San Marco. Chegam a ser irritantes.

 Por mais estranho  que possa parecer, durante o carnaval o trânsito de pedestres é organizado e você pagará multas se não andar corretamente.

É razoavel consultar o site http://www.ilmeteo.it/marea.htm antes de ir à Veneza. Se tiver uma maré muito alta, pode transformar sua visita num inferno.

 O artigo 38 da lei 142/90 proíbe a alimentação de pombos exceto na Piazza San Marco e adjacências. O motivo é que existem 100.000 pombos e 60.000 habitantes. Eles querem diminuir a população alimentando os pombos com produtos anti-concepcionais.
Não esqueça de experimentar o  Spritz e o Bellini  -   aperitivos  típicos venezianos . 
Quando estiver escrito veraci ou nostrani no menu, saiba que são frutos do mar locais e, geralmente, frescos e melhores.

Se você está com pressa ou sem dinheiro, vá aos restaurantes mais típicos de Veneza, Bacaros, neles come-se de pé, e pode-se escolher entre sanduíches, folheados, tira-gostos (Cichetti). Para acompanhar seu Cichetti geralmente o pessoal pede uma taça de vinho da casa.

Sobre os museus, os  mais interessantes são o da Praça de São Marcos, três deles integrados e o principal, Palazzo Ducale. O bilhete que pega TODOS os museus custa 16 euros, o que pega somente os da Praça São Marcos custa 13 euros e, se vc optar por um ticket que te dá acesso somente de tarde você paga 11 euros.

Mascarazinhas com guizos, de por na parede, custam em media 8 euros e vendem nos ambulantes no meio da rua mesmo.  É o melhor lugar pra comprar, e alguns fazem 3 por R$ 20 euros.

Na beira do Rialto se encontra restaurantes que pedem 15 euros por um Menu Turístico com 3 pratos, mas se você andar pelas ruelas pode achar coisas ainda mais  incríveis. 
No Venice Connected,  vc acha um pacote: 72 horas de transporte a vontade (onibus + vaporetto), museus, acesso gratuito à internet wi-fii e tickets para toillete, com a vantagem que voce MONTA o seu KIT.

0 comentários:

Postar um comentário